2024 foi um Bom Ano!
Espero que para vocês também.
Não sei se estas são as minhas melhores fotos de 2024, mas isso também não é importante.
Quase todos vocês já descobriram este pequeno mas muito belo país, e eu tive o privilégio de contribuir alguma coisa para que levassem convosco belas memórias.
E é isso que mais importa nesta selecção de 12 fotos que pretendem sobretudo recordar alguns locais e momentos que visitamos ao longo dos nossos Passeios Fotográficos e celebrar este país que é o meu.
Espero que gostem e que possam ajudar a recuperar boas memórias e, quem sabe, dê vontade de regressarem um dia. Nós cá estaremos!
Nevoeiro no Rio Douro
Claro que tínhamos que começar pelo Porto, e uma das suas características em algumas épocas do ano é o acordar com nevoeiro sobre o rio Douro, que, convenhamos, é uma excelente forma de começar a explorar oportunidades fotográficas únicas.
Nascer do Sol no Porto
Outro momento em que a cidade do Porto tem um particular encanto é o nascer do sol. Ao longo deste ano, foram vários os momentos que oferecemos a alguns (poucos, porque isto de levantar cedo às vezes não dá muito jeito) dos nossos convidados. A parte oriental da cidade, menos turística, é o local ideal para aguardarmos quando ele surge por trás das montanhas mais próximas.
Pôr do Sol no Porto
O pôr do sol no Porto é um momento tão mágico que se tornou um verdadeiro ícone para quem visita a cidade. Todos os dias juntam-se inúmeras pessoas nos principais miradouros para assistirem ao espectáculo. O privilégio de estarmos aqui quase todos os dias, permite-nos escolher outros locais talvez não tão populares, mas particularmente impactantes.
Os socalcos do Douro
Outro destino muito procurado, e para fotógrafos um verdadeiro paraíso de oportunidades, é a já famosa Região do Douro.
São inúmeros os majestosos miradouros que podemos visitar, mas em bom rigor, e aqueles que lá estiveram comigo sabem disso, para onde quer que olhemos é uma oportunidade fotográfica. O difícil é resistir a não clicar para seguirmos em frente.
Guimarães – O berço de Portugal
A cidade de Guimarães, a menos de 1 hora do Porto, para além do título de Berço de Portugal e também (como o Porto) Património da Humanidade da Unesco, é sem dúvida uma das mais belas cidade de Portugal. Toda ela é história mas também vida, daí valer bem a pena estar por lá prolongadamente para sentir e fotografar as nossas raízes.
Igreja de Válega – Um segredo (quase) bem guardado
Um destino que também vale muito a pena descobrir e que não fica muito longe do Porto, é a cidade de Aveiro. Com uma beleza muito singular e rodeada pela maior lagoa que existe em Portugal, que por si só justifica a visita.
Mas, no caminho de regresso, gostamos de surpreender os nossos convidados com uma visita não pré-anunciada a uma das mais espectaculares igrejas de Portugal e que a maior parte dos nossos visitantes nunca ouviu falar.
A igreja de Válega, completamente revestida por dentro e por fora de azulejos pintados à mão, é magnífica, de reter a respiração. Todos aqueles que lá estiveram comigo sabem o que eu quero dizer com isto. Imperdível.
Viana do Castelo – As vistas mais deslumbrantes
Cidade que adoro visitar, conhecida pelas fantásticas iluminações de Natal mas sobretudo pelo Santuário de Santa Luzia que está localizado no monte contíguo a norte da cidade e donde se pode desfrutar de uma das mais impressionantes paisagens de Portugal. Oferece a possibilidade de levarmos uma memória fotográfica feita à boa maneira antiga. E, como se pode perceber nesta foto, foi também o que eu fiz.
Porto à noite
De regresso ao Porto, neste caso à vizinha cidade de Gaia, palco privilegiado para captar as mais belas fotos do Rio Douro e da cidade do Porto, é também um manancial para explorar a fotografia nocturno. Este miradouro, que quase ninguém conhece, é o meu local preferido para assistir ao Fogo de Artifício que é lançado a partir do rio e da ponte de Luiz I nas Festas de São João, em Junho.
Ponte Luiz I no Porto
Atravessar a Ponte Luiz I pelo tabuleiro superior é sempre excitante. Este é um dos palcos privilegiados para que todos os dias milhares de pessoas assistam ao pôr do sol. Mas no seu rescaldo em plena luz azul, a magia acontece quando as luzes se acendem e o ambiente cenográfico se mistifica.
Porto curiosidades
Mas, o Porto, apesar de toda a sua infindável beleza, é uma cidade viva onde podemos assistir a momentos singulares com personagens vindas de qualquer parte do mundo. Esta, que eu não sei a origem, deve sair para a rua também para ser fotografada, e eu claro que não me fiz rogado, e aí está o resultado. Obrigado senhor gato (parecem uma família!).
Porto, momentos cândidos
Como fotógrafo ando sempre em busca de inspiração. Tenho muitas referências e com algumas delas tive o privilégio de percorrer as ruas do Porto , tais como o Robert Holmes, o Bryan Peterson e mais recentemente, o Ovidiu Selaru. Mas não sei porquê (ou até sei!?) o momento aqui retratado leva-me até um Joel Meyerowitz ou um Alex Webb, ou ainda um Martin Parr. O que eu quero dizer, não querendo comparar-me a nenhum deles, vale a pena continuar sempre em busca da “luz” para retirar cada vez mais de nós onde quer que estejamos. E se for no Porto, melhor.
Fotografia de Rua no Porto
E, por falar em inspiração, este ano tive o grande prazer de participar num Workshop de Fotografia de Rua de dois dias, no Porto, com o ilustre fotógrafo romeno Ovidiu Selaru. É uma descoberta minha recente. Aprendo muito sobretudo com os clássicos (para além dos atrás referidos, Saul Leiter para mim é uma luz e creio que para o Ovidiu também).
Este momento foi todo criado por ele de uma forma improvisada e instantânea (ver a foto que ele fez aqui), e eu, à distância criei o meu momento fotográfico. Seguramente um dos momentos altos de 2024.
Se quiserem ver mais, sigam este link do YouTube com as fotos que eu fiz ao longo do workshop.
Se gostaram, sugiro que estejam atentos aos workshops de 2025 que vão acontecer um pouco por todo o mundo e visitem a sua página aqui.
Mas, 2024 está a acabar, 2025 está aí, e Portugal está sempre aqui à vossa espera para o descobrirem ou redescobrirem. E, se o quiserem fazer comigo, será seguramente um prazer e um privilégio.
Sejam bem-vindos! Façam de 2025 um Ano Memorável!