Can’t Miss Porto Photowalk 2024
Decorridos alguns anos desde a organização da última edição do Scott’s Kelby Worldwide Photowalk Can’t Miss Porto, este ano voltamos às ruas desta encantadora cidade onde todos os dias levamos à sua descoberta fotógrafos e não fotógrafos, mas todos muito curiosos e interessados em levarem consigo as melhores e mais impactantes memórias.
Apesar de um dia cinzento a ameaçar chuva (mas que não choveu), foram 17 os intrépidos participantes que deram vida e colorido a esta iniciativa.
Nesta edição escolhemos um percurso pelas ruas estreitas mas encantadas do centro histórico do Porto, um sítio considerado Património da Humanidade pela UNESCO.
O Miradouro da Vitória
Depois de foto da praxe com todo o grupo, fomos logo diretos para o impressionante Miradouro da Vitória, qual postal ilustrado da cidade, donde vislumbramos o rio Douro, a catedral, a ponte Luiz I com os seus dois tabuleiros em ferro, e o mosteiro da Serra do Pilar.
De seguida, não resistimos a entrar naquele que é um dos mais encantadores terraços da cidade, o das Flores, que estava vazio de pessoas por causa da chuva, e por isso ficou por nossa conta para fazermos fotografia à vontade, disfrutando das suas magníficas vistas sobre o bairro mais antigo da cidade, o da Sé, pontuado com a catedral.
Locais Surpreendentes
Mais à frente, no topo da rua do Ferraz, mais um perspectiva deslumbrante sobre a catedral e o bairro da Sé. Logo a seguir, a surpreendente capela de Nossa Senhora da Silva, singular e tão desconhecida mas muito fotogénica. E, mais abaixo, talvez uma surpresa para muitos, uma das mais belas lojas de roupa em toda cidade, mas com a singularidade de estar instalada no edifício onde foi construído o mais antigo hospital do Porto.
Passamos ligeiros pelo impressionante Gato “Perspéntico”, talvez uma das mais belas pinturas de rua que eu conheço, e desafiamos várias e únicos enquadramentos para o “apanhar”. Entramos logo de seguida no mais antigo bairro do Porto, o da Sé, diz-se onde nasceu a cidade há cerca de 3 mil anos, e logo por entre as suas ruas estreitas, vislumbra-se uma das torres da catedral, para logo de seguida em plena Rua de São Sebastião, darmos de caras com ela numa perspectiva esmagadora.
O Mais Belo Gato
Com vistas desafogadas mas impactantes, paramos no miradouro das Aldas para depois seguirmos pela rua dos mesmo nome, talvez uma das mais encantadoras em toda a cidade, e desembocamos no Largo da Pena Ventosa, onde convidei a explorar uma perspectiva única com a torre da igreja da Vitória a despontar entre os edifícios histórico e coloridos daquele nicho.
Foi um pequeno salto até ao bairro da Ribeira a começar pelo Barredo, onde paramos à porta de um dos mais antigos edifícios civis da cidade construído no século XIII e que vai ser objecto de obras de restauro. Muito perto, encontramos aquele que será o mais belo pequeno santuário da cidade, o do Senhor da Boa Fortuna, onde habitualmente os convidados dos Passeios Fotográficos da Pictury Photo Tours não resistem a posar para a posteridade.
O Charmoso Bairro da Ribeira
Descemos à zona ribeirinha e atravessamos o tabuleiro inferior da ponte Luiz I, para concluirmos o nosso passeio fotográfico nas pedras da margem do rio Douro mesmo aos pés dos barcos râbelos, que ajudam a embelezar ainda mais aquele local mágico e histórico, mas também, o sítio onde eu prefiro captar o pôr do sol e que habitualmente sugiro para os Pedidos (surpresa) de Casamento muito solicitados recentemente.
E assim terminou mais uma descoberta fotográfica (mas não só) desta encantadora cidade, numa experiência que me deu um gozo muito especial em organizar e que eu espero que tenha contribuído para divertir e captar muitas fotos memoráveis.
Até à próxima edição!