Testemunho de uma semana surpreendente
Séculos de história
Alentejo. Território de excelência que alia a natureza, as pessoas e o património de uma forma absolutamente singular. Situado na zona centro-sul de Portugal, é uma região extensa composta por várias vilas e aldeias que conservam e dinamizam os seus territórios que, conscientes da sua importância histórica e geográfica, materializada também nas inúmeras fortificações seculares de defesa que se vão impondo no nosso caminho, desempenharam um papel fundamental em várias fases do legado histórico português.
As gentes alentejanas
Uma semana recheada de descobertas acompanhada de cenários únicos, onde a Natureza reúne esforços e os diferentes elementos se harmonizam para nos proporcionar as melhores imagens. Santa Eulália foi a vila eleita para a estadia e – sem sobra para dúvidas – superou as expectativas: uma das maiores vilas da região (e, em tempos, uma das mais densas populacionalmente) que, além das variadas atrações e equipamentos de que dispõe para garantir o bem-estar da população, é um local onde emana o espírito de comunidade e a empatia entre habitantes e visitantes. A boa disposição e a hospitalidade das gentes marcaram a nossa experiência porque nos permitiram fazer sentir ‘parte de um todo’ e nunca apenas ‘recém-chegados’.
Um ‘álbum’ de possibilidades
Palco de inúmeras oportunidades fotográficas, o Alentejo reúne um conjunto de valências que nos permitiu tirar o melhor partido desta viagem. Não precisamos de ir à Toscânia para vislumbrar autênticos ‘quadros’ bucólicos e campestres; a planície alentejana enche-se de vida e paz para receber quem a visita, proporcionando momentos de lazer inesquecíveis – sejam atividades radicais, observação de aves de rapina, atividades em família ou percursos pedestres de ‘cortar a respiração’…
Sentir o Alentejo
Sinto que foi uma semana única porque o Alentejo tem esse poder revigorador de nos surpreender a cada quilómetro que passa. A ânsia de captar a beleza que os meus olhos encontravam fez-me garantir que não podia sair de casa sem levar a máquina fotográfica, na certeza de que o dia ia ser incrível e a experiência memorável, porque – cá para nós – não há melhor passeio fotográfico do que aquele que é liderado por um profundo conhecedor do território nacional; e é também isto que a Pictury Photo Tours proporciona aos seus clientes: a descoberta de um Portugal inspirador e a reprodução de uma viagem memorável.
Texto: